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Quebrando tabus
A era das mulheres: Elas estão saindo da garupa e assumindo a pilotagem.
Em tempos modernos, é cada vez mais comum encontrarmos mulheres à frente de empresas antes dominadas apenas pela presença masculina. A indústria de motos é uma delas.
Desde a década passada as mulheres já respondem por mais da metade das vendas desse tipo de veículo. Elas estão descendo da garupa e assumindo a pilotagem, literalmente. Segundo o Denatran, o número de permissões de condução de moto para mulheres subiu mais de 50% nos últimos cinco anos.
As vendas para “elas” também cresceram. Tanto que algumas marcas de motocicletas fabricam modelos especialmente para esse público. Larissa Dalpiva é proprietária de uma loja de manutenção de motos e conta que na empresa dela, as mulheres recebem um atendimento diferenciado.
No balcão da Cirin Motos são três mulheres que trabalham no atendimento. “Ter as meninas na bancada ajuda a fazer as nossas clientes entenderem que aqui esse tabu de que mulher não entende e pode ser enganada, não existe. Tratamos todos de igual pra igual”, ressalta.
À frente da loja há 4 anos, Larissa dá dicas para as que descobriram agora a paixão pela vida de motociclista. “ Eu sempre digo para quem vai comprar de segunda mão, que é importante levar para fazer uma revisão. Para aquelas que não entendem muito, principalmente. Alguns itens básicos precisam ser verificados e aqui nós fazemos isso de graça. Uma dica importante é sempre ficar atento ao óleo do motor. Ele precisa ser trocado a cada 1.000 KM. Caso a pessoa não tenha comprado a moto zero km, faça a troca do óleo assim que comprar. O óleo é como o sangue que circula nas nossas veias, precisamos dele para o corpo funcionar. O mesmo acontece com a moto”, orienta.
''Muitas mulheres se sentem desconfortáveis ao entrar em uma oficina mecânica, porém aqui na Cirin Motos as mulheres são tratadas com muito respeito e honestidade. Com o passar do tempo percebemos um aumento considerável no número de mulheres que atendemos! Isso nos deixa muito feliz!''
Em tempos modernos, é cada vez mais comum encontrarmos mulheres à frente de empresas antes dominadas apenas pela presença masculina. A indústria de motos é uma delas.
Desde a década passada as mulheres já respondem por mais da metade das vendas desse tipo de veículo. Elas estão descendo da garupa e assumindo a pilotagem, literalmente. Segundo o Denatran, o número de permissões de condução de moto para mulheres subiu mais de 50% nos últimos cinco anos.
As vendas para “elas” também cresceram. Tanto que algumas marcas de motocicletas fabricam modelos especialmente para esse público. Larissa Dalpiva é proprietária de uma loja de manutenção de motos e conta que na empresa dela, as mulheres recebem um atendimento diferenciado.
No balcão da Cirin Motos são três mulheres que trabalham no atendimento. “Ter as meninas na bancada ajuda a fazer as nossas clientes entenderem que aqui esse tabu de que mulher não entende e pode ser enganada, não existe. Tratamos todos de igual pra igual”, ressalta.
À frente da loja há 4 anos, Larissa dá dicas para as que descobriram agora a paixão pela vida de motociclista. “ Eu sempre digo para quem vai comprar de segunda mão, que é importante levar para fazer uma revisão. Para aquelas que não entendem muito, principalmente. Alguns itens básicos precisam ser verificados e aqui nós fazemos isso de graça. Uma dica importante é sempre ficar atento ao óleo do motor. Ele precisa ser trocado a cada 1.000 KM. Caso a pessoa não tenha comprado a moto zero km, faça a troca do óleo assim que comprar. O óleo é como o sangue que circula nas nossas veias, precisamos dele para o corpo funcionar. O mesmo acontece com a moto”, orienta.
''Muitas mulheres se sentem desconfortáveis ao entrar em uma oficina mecânica, porém aqui na Cirin Motos as mulheres são tratadas com muito respeito e honestidade. Com o passar do tempo percebemos um aumento considerável no número de mulheres que atendemos! Isso nos deixa muito feliz!''

Manutenção preventiva: Segurança e economia para o motociclista.
Que o brasileiro é um amante de motos, isso todo mundo sabe. Basta olhar às ruas para comprovar. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nos três primeiros meses do ano foram produzidas, no Brasil, cerca de 276.835 mil motocicletas. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 6,6%.
Mas você sabe quais são os itens básicos de manutenção? Então vamos lá.
PNEUS: Verifique com frequência a calibragem dos pneus, use sempre a pressão indicada pela fabricante da moto no manual do proprietário. Lembre-se: pneus "carecas" e época de chuva não combinam, mantenha os pneus em dia para sua segurança.
FREIOS: Em caso de motos freio a disco, verifique regularmente os dois reservatórios de liquído dos freios, e as pastilhas de freios para que estas não fiquem finas e danifiquem o disco. Já no caso de freio a tambor, observe a regulagem do braço do freio, este indicará se seu freio ainda tem regulagem ou se está na hora de trocar as sapatas. Caso estejam, é necessário fazer a substituição do item.
CORRENTES, PINHÃO E COROA DA MOTO (KIT TRANSMISSÃO): mantenha a corrente de sua moto sempre esticada e lubrificada. Com esta simples manutenção preventiva, você evitará que a relação de sua moto fique batendo, estralando, além de aumentar o tempo de vida útil da peça, evitando gastos com a substituição do item. Lembrando que esse trabalho é oferecido de graça na Cirin Motos. O preventivo evita gastos frequentes para a substituição da relação da sua moto.
CABOS: Os cabos devem ser devidamente lubrificados e ajustados. Caso haja desgaste excessivo ou se eles não conseguem ser colocados na folga correta, será preciso fazer a substituição dos mesmos. Verifique também a folga dos cabos com as manetes e interruptores, para evitar que eles sejam acionados incorretamente.
COMBUSTÍVEL: Verifique o filtro de combustível regularmente, e certifique-se de que o combustível que está abastecendo é um combustível de qualidade. Em motos injetadas, a má qualidade do combustível além de ocasionar falhas pode danificar componetes do sistema de injeção eletrônica. Em motos carburadas, a limpeza correta do carburador faz parte da inspeção do combustível, a limpeza frequente evita o acumulo de resíduos que geram o mal funcionamento da motocicleta.
ÓLEO: Fique atento ao nível do óleo. Com o motor frio, antes de sair com a moto, e com a moto reta e não inclinada, confira por meio da vareta do óleo, se o mesmo está no nível. Cada tipo de óleo possui uma especificação de quantos quilômetros podem ser rodados. O óleo mais utilizado em motos, é o óleo indicado para 1000 km. Se você utilizar este óleo, o correto é realizar a troca a cada 1000 km. Rodar com óleo baixo gera desgaste das peças do motor, consequentemente a falta de lubrificação fará com que o motor comece a fumar.
BATERIA: Hoje em dia, grande parte das baterias são de gel e blindadas. Essas baterias não exigem manutenção frequente como as baterias acionadas com água, onde é preciso estar sempre completando a solução para aumentar a vida útil. Para aumentar a durabilidade da bateria, recomenda-se recarregar a bateria pelo menos a cada 6 meses, além de aumentar a vida útil dela, você também irá garantir o bom funcionamento de piscas, lampadas e partida elétrica.
Esses são alguns dos elementos importantes que precisam ser verificados para o uso correto da sua moto. Caso você precise de um atendimento especializado ou ajuda para verificar algum dos itens mencionados, entre em contato com a Cirin Motos.
Mas você sabe quais são os itens básicos de manutenção? Então vamos lá.
PNEUS: Verifique com frequência a calibragem dos pneus, use sempre a pressão indicada pela fabricante da moto no manual do proprietário. Lembre-se: pneus "carecas" e época de chuva não combinam, mantenha os pneus em dia para sua segurança.
FREIOS: Em caso de motos freio a disco, verifique regularmente os dois reservatórios de liquído dos freios, e as pastilhas de freios para que estas não fiquem finas e danifiquem o disco. Já no caso de freio a tambor, observe a regulagem do braço do freio, este indicará se seu freio ainda tem regulagem ou se está na hora de trocar as sapatas. Caso estejam, é necessário fazer a substituição do item.
CORRENTES, PINHÃO E COROA DA MOTO (KIT TRANSMISSÃO): mantenha a corrente de sua moto sempre esticada e lubrificada. Com esta simples manutenção preventiva, você evitará que a relação de sua moto fique batendo, estralando, além de aumentar o tempo de vida útil da peça, evitando gastos com a substituição do item. Lembrando que esse trabalho é oferecido de graça na Cirin Motos. O preventivo evita gastos frequentes para a substituição da relação da sua moto.
CABOS: Os cabos devem ser devidamente lubrificados e ajustados. Caso haja desgaste excessivo ou se eles não conseguem ser colocados na folga correta, será preciso fazer a substituição dos mesmos. Verifique também a folga dos cabos com as manetes e interruptores, para evitar que eles sejam acionados incorretamente.
COMBUSTÍVEL: Verifique o filtro de combustível regularmente, e certifique-se de que o combustível que está abastecendo é um combustível de qualidade. Em motos injetadas, a má qualidade do combustível além de ocasionar falhas pode danificar componetes do sistema de injeção eletrônica. Em motos carburadas, a limpeza correta do carburador faz parte da inspeção do combustível, a limpeza frequente evita o acumulo de resíduos que geram o mal funcionamento da motocicleta.
ÓLEO: Fique atento ao nível do óleo. Com o motor frio, antes de sair com a moto, e com a moto reta e não inclinada, confira por meio da vareta do óleo, se o mesmo está no nível. Cada tipo de óleo possui uma especificação de quantos quilômetros podem ser rodados. O óleo mais utilizado em motos, é o óleo indicado para 1000 km. Se você utilizar este óleo, o correto é realizar a troca a cada 1000 km. Rodar com óleo baixo gera desgaste das peças do motor, consequentemente a falta de lubrificação fará com que o motor comece a fumar.
BATERIA: Hoje em dia, grande parte das baterias são de gel e blindadas. Essas baterias não exigem manutenção frequente como as baterias acionadas com água, onde é preciso estar sempre completando a solução para aumentar a vida útil. Para aumentar a durabilidade da bateria, recomenda-se recarregar a bateria pelo menos a cada 6 meses, além de aumentar a vida útil dela, você também irá garantir o bom funcionamento de piscas, lampadas e partida elétrica.
Esses são alguns dos elementos importantes que precisam ser verificados para o uso correto da sua moto. Caso você precise de um atendimento especializado ou ajuda para verificar algum dos itens mencionados, entre em contato com a Cirin Motos.
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